Defini O Dos M Sculos
Este trabalho foi elaborado para o curso de enfermagem, na disciplina de anatomia, nele relatamos o conteúdo debatido em grupo e pesquisado em fontes diversas nas dependências desta instituição superior de ensino privado, Fameta. O presente trabalho destaca os músculos e suas funções, estrutura, inervação, vascularização, origem, tipos e grupos musculares. Por conta disso procuramos chamar a atenção para a importância e função dos músculos em auxiliar na sustentação e estabilidade, os músculos são componentes ativos de movimento, pois dão mobilidade aos ossos do esqueleto em suas articulações. Sabendo destas funções abordaremos mais a fundo a definição dos músculos, estrutura e função.
Definição dos músculos
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar. A nossa capacidade de locomoção dependem da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Os músculos representam 40 a 50% do peso corporal total.
ESTRUTURAS DO TECIDO MUSCULAR.
O tecido muscular é formado por conjuntos de fibras musculares. Na maioria dos