PRIMEIRO M DULO DE AIA
1º» As principais actividades causadoras de impactes são:
1º-Desflorestação,
2º-Queima de combustíveis,
3º-Industrialização
4º-Actividades domestica
5º-Éxodo rural e ocupação de terra
5º-Agricultura
6º-Congestionamento rodoviário,
7º-Dezertificação,
8º-Lixo domestica,
9º-Exploração petrolífera
10º-Saneamento Básico e limpeza urbana
2º»Os principais aspectos ambientais são:
a) Meio físico: solo, subsolo, águas, ar, e o clima, destacando-se os recursos mineiras, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos de água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas.
b) Meio Biológico: a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras de qualidade ambiental, de valor cientifico e económico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente.
c) Meio Socioeconómico: o uso e a ocupação do solo, o uso da água e a componente sociocultural, destacando-se os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais.
3º»Os respectivos impactes ambientais:
1-Desflorestação
2-Saneamento Básico e Limpeza Urbana
3-Agricultura
4-Industrialização
5-Exodo Rural e Ocupação de Terras
Os Impactes foram descritos em função ou com base na definição de impactes do artigo 3º alinha e) do decreto n.º 51/04 de 23 de Julho sobre a avaliação de impactes ambiental.
Impacte Ambiental» é qualquer mudança do ambiente, para melhor ou para pior, especialmente com efeitos no ar, na água, no solo e subsolo, na biodiversidade, na saúde das pessoas e no património cultural, resultante directa ou no património cultural, resultante directa ou indirectamente de actividades humanas.
Meio Físico
Aspecto
Impactes
Desflorestação
Destruição ou abate indiscriminado de mata ou floresta sem a devida reposição constitui-se num desflorestamento, e transformando a terra totalmente desnuda, propiá para a agricultura.
Provável