DEFINI OES Estrutura Treli A
TESOURA.
TRELIÇA PLANTA DESTINADA AO SUPORTE DE UMA COBERTURA.
TRELIÇA.
ESTRUTURA LINEAR COMPOSTAS POR BARRAS RETAS LIGADAS POR ARTICULAÇOES .
OS NÓS DA TESOURAS SÃO ARTICULAÇOES PERFEITAS,O PESO PROPRIO DAS BARRAS ENCONTRA-SE CONCENTRADO EM SUAS EXTREMIDADES,AS ACOES SÃO APLICADAS SOMENTE NOS NÓS DA TESOURA.
ESTRUTURA PRINCIPAL DO TELHADO Para receber o trama podem ser utilizados vários tipos de estruturas, dependendo do formato desejado para a cobertura. Apresentam-se alguns tipos de estruturas principais utilizadas em coberturas:
Em geral, ao se utilizar estruturas treliçadas, procura-se evitar momentos secundários posicionando as terças sobre os nós. Ao se utilizar treliças bowstring, segundo CALIL JÚNIOR (1995), deve-se fugir a esta regra, colocando propositadamente as terças entre os nós, para criar um o momento secundário que alivie o momento causado pelo produto da força normal e a excentricidade do banzo superior. Entre as estruturas apresentadas na figura 19, sem dúvida as tesouras são as mais utilizadas.
As tesouras são estruturas planas verticais (treliças) projetadas para receber cargas, que atuem paralelamente a seu plano, transmitindo-as aos apoios. O ângulo entre os banzos superior e inferior da tesoura, segundo HELLMEISTER (1977), é conhecido como inclinação do telhado. A relação entre a altura e o vão da tesoura é o ponto.
O espaçamento entre as tesouras é limitado pela resistência das terças e geralmente varia entre 2,00 m e 4,00 m. Apresenta-se, na figura, o detalhamento de uma tesoura. a partir dos dados de HELLMEISTER (1977), CALIL JÚNIOR (1995), CERÂM
ROTEIRO PARA CÁLCULO SIMPLIFICADO DE UM TELHADO 1 – Definir o esquema geral O esquema geral é a esquematização de como será o telhado, mostrando as dimensões básicas e a forma de todos os elementos do telhado. A figura 34 apresenta um exemplo de esquema geral. Para se fazer o esquema geral é necessário o conhecimento da área a ser coberta e dos