Trabalho Da Tania
De acordo com a autora do texto, a Maria Regina Celestino de Almeida os povos indígenas no Brasil tiveram um papel importante no nosso processo de colonização e construção do que somos hoje. Pois eles foram não só os primeiros a estar nas terras ´´descobertas`` ou se preferir achadas pelos portugueses aqui na América, também foram a primeira mão de obra a ser utilizada.
Seu contato que surpreendeu os Europeus que vinham também foram o caminho que possibilitou a colonização. Como ela vai relatar:
´´A conquista do território na América portuguesa fêz-se com guerras violentas, que se acentuaram após o esgotamento das relações de escambo estabelecidas nas três primeiras décadas do século XVI``
Podemos ver neste trecho que de fato os habitantes das terras em que os Portugueses aportaram serviram de ponto de partida para a colonização e sofreram com a expansão onde perderam suas terras, cultura e muitas vezes até a dignidade, visto que além do confronto pela luta da terra e da liberdade, houve também o que foi chamado de guerras justas, na qual era a justificativa para ataques contra grupos considerados hostis, e por muitas vezes, por apenas estarem no caminho dos grandes senhores.
Por fim ela traz um dado muito rico que nos apresenta que desde o início já havia a preocupação com direitos para os indígenas e através da nossa atual constituição com o reconhecimento dos direitos e manutenção das diferenças etno-culturais eles vem se afirmando em nossa sociedade e buscando seus direitos.
Texto: Escravidão
O autor José Roberto Pinto de Goes, começa seu texto nos recordando que o principal tipo de sociedade criada no Brasil tinha como base a escravidão. Nesse primeiro período de colonização houve a pressão dos jesuítas contra a escravidão dos indígenas, mas que com a questão da ´´guerra justa`` não surtiu muito efeito, mas já fez com que a Coroa, toma-se as primeiras decisões para conciliar os interesses da época, ou seja, Igreja,