Defini Es Promo O De Vendas
Segundo Cobra (2009), a promoção de vendas é muito confundida no Brasil como propaganda, com merchandising e até mesmo com simples descontos de vendas. A promoção de vendas, ou simplesmente promoção, como alguns a chamam, tem algumas definições válidas e interessantes. Vejamos algumas:
Para Ferracciú (2007), promoção de vendas define-se por si própria: é uma técnica de promover vendas. Promover implica fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, diligenciar, esforçar-se, emprenhar-se por meio de qualquer ideia ou ação para que isso aconteça, a promoção de vendas prepara o caminho para a execução das vendas, dando impulso a elas.
Para Etzel, Stanton e Walker (2001), a promoção de vendas é um conjunto de instrumentos de estímulo da demanda projetada para complementar a propaganda e facilitar a venda pessoal. E há duas categorias: promoção para a distribuição (dirigida para membros do canal de distribuição) e promoção para o cliente (voltada para o consumidor).
Para Kotler (2000), a promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos, pelo consumidor ou pelo comércio.
Para Las Casas (2005), promoção de vendas é qualquer atividade que atraia consumidores, resultando em vendas lucrativas, gerando fluxo de clientes e formando boa imagem para a loja.
Ainda para Dias (1993), a promoção de vendas é um guarda-chuva sob o qual se abrigam a promoção convencional, o marketing de incentivo e o merchandising, é também uma excelente ferramenta tática para estimular e gerar ações de curto prazo que visem alterar significativamente o fluxo de demanda ou neutralização de uma ação da concorrência.
Uso da promoção de vendas
Segundo Dias (1993), o uso adequado da promoção de vendas deve ser considerado uma das mais importantes alternativas de que dispõe o fabricante