Resenha Cr Tica MIOPIA EM MARKETING
Miopia em Marketing Theodore Levitt
Do ponto de vista do conceituado economista Theodore Levitt, no texto Miopia em Marketing pode se entender que a argumentação produzida pelo autor define uma coerência embasada nos principais conceitos de Marketing. As situações mencionadas na transcrição do texto retrata a falta de sensibilidade das grandes cúpulas na identificação das reais necessidades de seus consumidores.
Equívocos como a falta de percepção analítica nivelado a cultura de que o produto ou serviço era o centro das atividades organizacionais ao invés de entender as necessidades de seus consumidores fragmentaram certos setores os tornando vulneráveis ao ponto de serem bruscamente atingidos por atualizações antes impensáveis por suas cúpulas, e a ideia de que seu produto era sustentável as adversidades fortalece mais ainda a concorrência e suas novidades.
Com a necessidade de se incorporar as novas demandas, as organizações aderiram as atualizações e aspectos que antes não se percebiam assim melhorando a comunicação com seus consumidores. No entanto com a constante mudança em setores tecnológicos, políticos dentre outros a importância de se estar antenado a tempo real de forma global torna se inevitável.
A ideia abordada no texto “Miopia em Marketing" é bastante convincente por se referir a situações vitais e concretas, que intercorreram na história das organizações. O autor produz uma argumentação que é convincente e bem clara na ótica do leitor mostrando por meio de fatos que o conhecimento das reais necessidades do mercado é imprescindível para direcionar a produção. Essa sensibilidade quando apurada atinge a missão da organização produzindo satisfação aos seus consumidores. Entendendo que não existe um mercado com características universais, mas sim diversos mercados com características bastante peculiares, tão peculiares que possam, alguns, justificar a prática condenada por Levitt, que é a filosofia de orientação para o produto. Mávio