Deficiências e oportunidades
Existe uma inter-relação do setor de suprimentos com os setores de produção, financeiro e de vendas principalmente, visto que pode acarretar sérios problemas de desempenho operacional se as compras forem efetuadas por pessoas independentes, causando descontrole dos estoques.
O descontrole dos estoques traz sérias consequências é empresa, como aumento de custos e de despesas financeiras, ociosidade de recursos e redução de lucratividade.
O nivelamento determina a condição ideal fluxo financeiro dos estoques. Em uma primeira abordagem, a gestão econômica dos estoques visa mantê-los em constante equilíbrio em relação ao nível econômico ótimo dos investimentos.
Tal fator somente é obtido ao manter os estoques mínimos, sem correr o risco de não tê-los em quantidades suficientes e necessárias para manter um fluxo de produção da encomenda em equilíbrio com o fluxo de consumo.
A quantidade ideal do estoque mínimo deve ser bem mensurada, considerando, entre outros, os seguintes parâmetros?
• Possíveis atrasos na entrega por parte do fornecedor;
• Possíveis variações nas médias de vendas;
• Identificação da sazonalidade. Deficiências e oportunidades
Administração: São considerados estoques todos os bens e matérias mantidos por uma organização para suprir demandas futuras, ou seja, é a diferença entre a aquisição e a demanda momentânea.
Podem ser encontrados de várias formas, como: matéria prima, produto em processo, produto acabado, materiais, embalagens e produtos necessários para manutenção, reparo e suprimentos de operações não necessariamente utilizados no processo de fabricação, acomodados em armazéns apropriados ou em