Midia Kit - 89 FM
O rádio como meio de comunicação é usado de várias formas, mas especialmente é um ótimo meio para a transmissão de informação, visto a facilidade de se comunicar com rapidez com o público ouvinte, pois somente é necessário a utilização da voz, ao contrário da televisão que é necessário a montagem de cenários e afins.
Por muitos anos o rádio foi o principal meio de comunicação de massa, dando notícias de forma rápida e forçando a imaginação e curiosidade do ouvinte, no auge do rádio shows e rádio-novela fizeram grande sucesso nas casas de milhares ouvintes.
O alcance que o rádio tem e a fácil aquisição de um aparelho o tornam um meio muito comum e de fácil acesso, onde até mesmo as classes mais baixas podem adquirir o aparelho e ouvir as emissoras.
A forma dinâmica que a rádio apresenta também é outro diferencial dos demais meios, enquanto no jornal impresso o leitor precisa parar suas atividades para poder ler as noticias no rádio ele pode continuar normalmente suas atividades, o rádio é um meio eficiente no dia dia corrido das pessoas, basta um simples celular e um fone de ouvido no metro, ônibus ou trem para que o ouvinte consiga se informar, divertir e apreciar o assunto em que está interessado.
O locutor de rádio também precisa saber envolver o ouvinte, pronunciar as palavras de forma clara, dinâmica e demonstrar o sentimento através da voz, por exemplo uma notícia urgente o locutor precisa transmitir com intensidade a notícia ou em jogos de futebol o locutor precisar passa a emoção do gol para o torcedor ouvinte.
O rádio é dividido em duas freqüências AM e FM:
FM: Apresenta músicas e utiliza uma linguagem mais jovem.
AM: Usado para emissores de notícias usando uma linguagem mais séria.
2. Histórico e desenvolvimento do meio
Em 1893 o padre Roberto Landell de Moura foi o primeiro a testar a transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio, nascido no Brasil o padre é considerado o pai brasileiro