Decálogo
DECÁLOGO
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2013
ALESSANDRA ZAMILUTE PAIVA RODRIGUES
DECÁLOGO
Trabalho elaborado como critério avaliativo para a disciplina de História ado Direito, ministrado pela Prof. Débora, semestre I, Curso de Direito.
VITÓRIA DA CONQUISTA
2013
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO DIREITO
FTC- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA
PROF.DÉBORA
DIREITO NOTURNO- 1º SEMESTRE
GRADUANDA: ALESSANDRA ZAMILUTE PAIVA RODRIGUES
Decálogo
Os Dez Mandamentos formam o código ético fundamental do judaísmo, cristianismo e islamismo. De acordo com a narrativa bíblica, Deus deu os mandamentos a Moisés no Monte Sinai para que ele escrevesse em duas tábuas de pedra. As tábuas de pedra originais foram quebradas, de modo que, segundo Êxodo 34:1,Deus teve de escrever outras. Encontramos primeiramente os Dez Mandamentos em Êxodo 20:2-17. É repetido novamente em Deuteronômio 5:6-21, usando palavras similares.
Decálogo significa dez palavras. Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho de uma vida liberta da escravidão do pecado.
De acordo com o livro bíblico de Êxodo, Moisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelho dirigindo-se ao Monte Horeb, na Península do Sinai.
Duas tradições também são respeitadas para listar os mandamentos. Luteranos e católicos romanos consideram as proibições de abertura contra a falsa adoração como um mandamento, enquanto a maioria da outra protestante e a ortodoxa oriental segue a tradição hebraica de dividi-los em dois.
O texto bíblico: O Segundo Livro de Moisés Chamado ÊXODO; (CAPÍTULO 20: 1 a 17).
Os Dez Mandamentos: 1. Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de