Declaração do imposto de renda
Guilherme Nunes,
Jennifer Cruz,
Louise Mata,
Maicon Cardoso, Sabrina Oliveira,
Willian Santos
Administração 202
Declaração do Imposto de Renda
Osório
2013/04
Introdução
O presente trabalho refere-se a um assunto bem discutido (e até criticado nos dias de hoje): O imposto de renda. Muitos acham que é apenas uma maneira que o governo inventou de arrecadar mais impostos das pessoas, tanto física como jurídica. Mas vamos mostrar o outro lado dessa visão global, sua origem, o por que foi criado, e suas modificações ao longo dos anos, e como o valor que é pago para o governo é retornado em ações beneficientes ao país.
A origem na Inglaterra
O Imposto de Renda surgiu a cerca de 217 anos. No final do século XVIII, a Inglaterra estava ameaçada por Napoleão Bonaparte e precisava de recursos para financiar a guerra. No dia 30 de novembro de 1796, o ministro William Pitt apresentou aos diretores do Banco da Inglaterra um plano que se chamava “empréstimo de lealdade”, na qual todos os que possuíssem uma certa renda deveriam ''emprestar'' parte dela. Em 1797, William pediu alteração e aumento do “assessed taxes”, uma forma de taxação baseada nos gastos das riquezas da população. A população que iria contribuir com essa taxa foram divididos em partes, para que no primeiro momento fossem os que tinham carros, cavalos, relógios, cães, entre outros.
Os contribuintes reclamaram que havia sido criado um imposto sobre a renda de cada um, o que Pitt discordou, alegando que fossem impostos apenas retirados das despesas. Os resultados obtidos foram positivos, com isso Pitt propôs que impusessem um imposto geral só as rendas mais importantes. O imposto de renda passou a ser cobrado em 1799, o que gerou descontentamentos e impopularidade a Pitt. A taxa era de 10% para renda total no ano