Decisão individual e coletiva na tomada de decisão
* Segundo Maximiano (2000), uma outra forma de se classificar as decisões diz respeito ao grau de participação de pessoas.
* Algumas decisões são tomadas individualmente enquanto outras são tomadas por grupos ou por meio de consultas a grupos.
* Vamos recordar que o processo de tomada de decisão evoluiu passando por duas fases características de evolução. Inicialmente, as decisões estavam centralizadas num único decisor, em uma visão tradicional. A tomada de decisão não era exercida como uma ação global, de um todo.
* Posteriormente, as decisões começaram a ser realizadas em etapas, envolvendo diversos aspectos de cunho qualitativo.
* De maneira geral, nos dias de hoje, cada vez mais passa a ser uma ação descentralizada e coletiva, haja visto, com a globalização, como muitas vezes, no contexto mundial, as decisões tomadas são cada vez mais tomadas em grupo.
Decisões individuais
Vamos falar um pouco sobre decisões individuais:
* Quando se toma decisões individualmente, o tomador individual de decisão precisa considerar sistemas organizacionais relativamente abertos. Este tomador de decisão está sujeito às diversas forças ambientais e dispõe dos seus próprios processos cognitivos para enfrentá-las. * Cada tomador de decisão tem uma percepção única de uma situação caracterizada por determinado problema a ser resolvido.
* Esta imagem única é a percepção criada ou vivida pelo indivíduo ou pelo seu sistema de valores. Estas percepções são resultados de suas experiências vividas no passado e no presente, sendo tão singular como suas próprias impressões digitais.
* Estas experiências e valores individuais promovem certa propensão para decidir ou agir de determinada forma, diante de um problema em particular.
* O indivíduo é o ponto focal do Modelo do Sistema Aberto para tomar decisões. * Quanto mais o tomador de decisões se dispuser a procurar