trabalho SAD
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
5º Semestre
TRABALHO DE SISTEMA DE APOIO A DECISÃO
Aluno: Leandro Augusto dos Santos Leite
RA: 4204782761
GUARULHOS
2014
Questionário pág. 98
1) Diferencie decisões estruturadas ou programadas das não estruturas ou não programadas.
As decisões programadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos. Assim, estas decisões são sempre semelhantes. A retirada de livros de uma biblioteca ou o processamento de um pedido de pagamento de um fornecedor são exemplos de decisões programadas, pois são repetitivas e rotineiras.
As decisões não programadas destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. A chave para entender essas decisões é lembrar que acontecem raramente, ou seja, existem poucos precedentes para a tomada de decisões.
2) Comente a seguinte afirmação: “Quando a incerteza aumenta, também aumenta a possibilidade de fracasso na tomada de decisão”.
A incerteza é uma característica, se é assim que podemos chamar, que faz com que o tomador de decisão fique em dúvida para tomar determinada decisão, ela também está presente nas tomadas de decisão em grupo, contudo, neste caso, pode-se haver uma votação para decidir qual a melhor atitude a ser tomada.
A incerteza por ter essa característica de deixar o tomador de decisão em dúvida aumenta muito a possibilidade de o fracasso acontecer ao tomar determinada decisão, tendo em vista que o tomador de decisão pode comprometer todo o processo caso decida seguir determinado caminho sem ter certeza se é a melhor opção.
3) Como o sistema de valores afeta as decisões?
Embora podendo achar que é bastante objetivo ao tomar decisões relativas à