DECISÃO DE INVESTIMENTO
Curso de Pós Graduação em Controladoria
Nome do Aluno:
Pólo: Curitiba
Data de início: 13/08/2011
Disciplina: Gestão Financeira e Orçamentária
Data de entrega: 30/06/2014
A DECISÃO DE INVESTIMENTO.
1 - INTRODUÇÃO
A concorrência de mercado, o desenvolvimento tecnológico e globalização das economias modernas tem obrigado as empresas a buscar por constante modernização, acompanhando as tendências para manter a posição conquistada no mercado e a competitividade, onde as decisões estratégicas devem ser tomadas com rapidez e eficiência. As decisões de investimento implicam na aplicação dos recursos financeiros gerados e acumulados pela empresa, pelo aporte de capital ou de recursos de terceiros, almejando retorno do investimento e lucros futuros, calculando-se um nível de risco aceitável.
2- DECISÃO DE INVESTIMENTO
As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e seleção de propostas de aplicação de capital normalmente de médio e longo prazo, com objetivo de produzir determinado retorno aos proprietários de ativos. (ASSAF NETO, 2003, p. 275).
Através da análise de investimento, decisões de aplicação de recursos com prazos médios ou longos podem ser tomadas para ampliação da empresa ou aumento da produtividade. É utilizado para verificar se haverá retorno dos valores investidos e se produzirá lucro nos exercícios subsequentes.
Os métodos usualmente utilizados para auxiliar a tomada de decisão de investimento são: O método do Payback, que determina o tempo necessário para recuperar o valor investido inicialmente pela empresa, porém possui a desvantagem de não descontar os valores futuros do fluxo de caixa, sendo um período de tempo aceitável, quando as entradas no caixa se igualam ao investimento e também não reconhece os fluxos de caixa após recuperar o capital, não considerando todo o retorno projetado.(GITMAN, 2001)
Outro método é o Valor Presente Líquido - VPL, que considera o valor do dinheiro no tempo,