Senso Comum vs Ciencia
ITUMBIARA, 21 DE FEVEREIRO DE 2014
Senso Comum VS Ciência
A primeira forma de nos relacionarmos com o mundo é através dos sentidos. São eles que mos permitem diversos tipos de experiências que acumulados constituem um primeiro nível de conhecimento vulgar ou senso comum.
Característica do senso Comum
O conhecimento vulgar é o primeiro nível do conhecimento e constitui-se a partir da apreensão sensorial espontânea e imediata do real. Corresponde, assim, à nossa forma imediata de apreender o real que não resulta de nenhuma procura sistemática e metódica, nem existe qualquer estudo prévio.
O senso comum é, assim, indisciplinar e imetódico, na medida em que não decorre de nenhum plano prévio – apenas surge espontaneamente no suceder quotidiano da vida. Por isso, o senso comum é prático, na medida em que é com base nele que orientamos a nossa vida quotidiana.
Todavia, este conhecimento, sendo comum a todos os homens, é imprescindível para a resolução dos seus problemas do quotidiano, permitindo-lhes orientarem-se no mundo.
Podemos, a esta altura, resumir as principais características do conhecimento vulgar:
Espontâneo e Imediato;
Sensitivo;
Superficial;
Subjetivo;
Assistemático e desorganizado;
Imetódico e indisciplinar;
Dogmático e acrítico
O conhecimento vulgar pode definir-se, portanto, como o conjunto desorganizado de opiniões subjetivas, suposições, pressentimentos, preconceitos e ideias feitas que nos conduzem a um conhecimento superficial e funcional, embora, por vezes, errôneo da realidade.
Características do conhecimento Científico
A ciência tem, assim, evoluída ao longo dos tempos. Dessa evolução podemos reter algumas das suas principais características e alguns dos princípios a que obedece:
Procura ser objetiva, isto é, ter em atenção o fato, excluindo as apreciações subjetivas;
Resulta de um método cientifico apoiado na verificação e no controle experimental;
Resulta