DECIS O FINANCEIRA E A EMPRESA CAPITULO 1
-
A DECISAO
FINANCEIRA
E A EMPRESA
1.1
INTRODUÇÃO
1.2
OS •..•
ETIVO
E FUNÇÕES
1.3
MERCADO
FINANCEIRO
1.4
TIPOS
1.5
TEORIA
1.6
RESUMO
1 .7
c;J UESTÕES
1.S
BIBLIOGRAFIA
1.1
DE
DA
ADMINISTRAÇÃO
FINANCEIRA
EMPRESAS
DE AGÊNCIA
ADICIONAL
INTRODUÇÃO
o objetivo da administração
financeira é maximizar a riqueza dos acionistas da empresa. O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor e pela mitigação de riscos e, para isso, se envolve nos negócios como um todo.
A função financeira, de modo geral, está organizada em duas áreas: gerência financeira e controladoria. A gerência financeira abrange atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos. A controladoria engloba atividades de administração de custos e preços, auditoria interna, avaliação de desempenho, contabilidade, orçamento, controle patrimonial, planejamento tributário, relatórios gerenciais e sistemas de informação financeira.
Para maximizar a riqueza dos acionistas, o administrador financeiro toma três decisões fundamentais: decisão de investimento, decisão de financiamento e decisão de resultados.
O administrador financeiro recebe várias denominações, tais como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, executivo financeiro, superintendente financeiro, supervisor finallceiro - depen<
~ i ,
i
, j dendo do porte e da natureza de cada empresa.
O campo de abrangência das finanças é amplo, incluindo o processo financeiro, o mercado financeiro, o mercado de capitais, os instrumentos financeiros, as finanças pessoais, governamentais e corporativas. Neste livro, trataremos das finanças corporativas.
Finanças corporativas são as finanças que visam maximizar a riqueza dos acionistas das empresas; normalmente constituídas na forma de sociedade anônima de capital.
Algumas empresas constituídas