Decis O Entre Frota Pr Pria Ou Terceirizada
A principal razão para que uma empresa opte por frota própria, segundo o Instituto ILOS, é a necessidade de proporcionar serviço ao cliente com um nível de qualidade que nem sempre é conseguida a partir de transportadores contratado.
Em geral, empresas que optam por frota própria esperam:
1) confiabilidade do serviço;
2) tempos menores de ciclo dos pedidos;
3) capacidade de reação a emergências;
4) melhoria do contato com o cliente;
A redução de custos em relação ao transporte contratado não é o principal fato que motiva , porem essa redução pode ocorrer quando a utilização do caminhão for intensa, permitindo assim uma alta produtividade. Depende da necessidade e também do nível de serviço que podemos oferecer até o consumidor final.
Na idéia de obter uma frota própria, atacados distribuidores pressupõe que a operação pode ficar mais barata, só que pode acabar se enganado quando analisar os custos efetivos dessa frota.
Na verdade, estudos dizem que não existe uma frota 100% própria. A empresa pode ter a maior parte de carros próprios, mas sempre completará a operação com frota de terceiros, dependendo do volume de entregas que ela tenha a realizar no período.
Existem aquelas empresas, que preferem adquirir mais caminhões, contratar mais motoristas, para realizar as entregas, sendo fiel ao modelo próprio na tentativa de manter seu nível de serviço e garantindo a pontualidade na entrega. Porem em determinadas situações dessa encontramos algumas saídas como a terceirização total ou parcial ou até mesmo contratando agregados ou autônomos de qualidade.
Tudo tem que ser bem analisado pelo o gerente de logística da empresa, folha de pagamento do transporte, custo da frota, tempo de entrega, quantos caminhões e pessoas envolvidos na operação de transporte, KM rodado no mês, tudo isso pode ser uma informação vital para a escolha entre frota própria ou terceira.
Algumas empresas vêem, a terceirização como redução nos custos