Debito e crédito
Valores que a empresa terá que devolver ou pagar a alguém, portanto uma obrigação junto a CREDORES. Daí porque podemos dizer que a origem dos recursos tem natureza CREDORA.
Já a aplicação de recursos é feita em bens ou direitos a receber, e como foram obtidos de alguma fonte, significa que devemos esses valores para alguém. Portanto a aplicação dos recursos tem natureza DEVEDORA.
Vamos a alguns exemplos:
1 - quando a empresa, seja ela individual ou sociedade, vai iniciar suas atividades ela necessita de capital que é colocado pelo titular ou pelos sócios:
- temos então que a origem do recurso é o capital aplicado pelo titular ou sócios
- a aplicação neste caso será no caixa da empresa, ou também depositado numa conta bancária em nome da empresa.
- portanto, a empresa recebeu capital do titular ou dos sócios, e DEVE esse valor para os mesmos, que no caso são seus CREDORES.
- a conta (nome que damos a representação da origem ou aplicação), que representa a origem dos recursos e que podemos chamar de CAPITAL ou CAPITAL SOCIAL, é CREDORA, ou quando efetuarmos o lançamento (registro contábil) ela será CREDITADA, pois representa a obrigação que a empresa tem de pagar ao titular ou sócios.
- a conta que representa a aplicação, em nosso exemplo CAIXA ou BANCO CONTA MOVIMENTO, é DEVEDORA e quando do lançamento (registro contábil) será DEBITADA.
2 - a empresa adquire móveis, instalações, máquinas e equipamentos, paga despesas de registro, etc.:
- neste caso, a APLICAÇÃO foi na aquisição desses bens ou pagamento dessas despesas, e as contas que representam as mesmas serão DEBITADAS (aplicação de recursos).
- os recursos para essas compras e pagamentos vieram, neste momento, do Caixa ou da conta bancária da empresa, que