Debatendo Sobre A Inclus O
A diretora da escola especial do município, Sra. Olívia Dolores, estimulada pelas novas políticas de inclusão escolar do Ministério da Educação, decide juntamente com as professoras de sua escola iniciar um projeto para incluir os alunos (a)s com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares do bairro. Uma das primeiras ações que decidem realizar é visitar diversas escolas para articular o processo.
Primeiro visitam uma escola de ensino fundamental próxima. No decorrer da primeira entrevista com a diretora da escola regular, que explica a nova política da escola especial e destaca que seus alunos (a)s são crianças com deficiência intelectual e motora em condições de serem incluídas e cujos pais estão de acordo com a proposta.
Informa que a escola especial oferecerá apoio aos professores e à comunidade educacional no processo de inclusão.
O diretor da escola de ensino regular estava a par de que outras instituições de ensino de sua região estavam incluindo aluno (a)s com necessidades educacionais especiais e tinha conhecimento de experiências bem sucedidas. Após analisar a situação com a diretora consultou os professore (a)s e convidou D. Dolores para fazer uma exposição perante o conselho dos professores.
Ao saber desse convite, a D. Dolores e um grupo de professoras prepararam sua apresentação e os argumentos que usariam para defender suas ideias. Ao dar início à reunião, o diretor da escola regular comunica aos professore(a)s da sala de aula comum que o objetivo da reunião era refletir sobre a possibilidade de incluir nas primeiras séries do ensino fundamental aluno(a)s com necessidades educacionais especiais oriundos da escola especial vizinha.
D. Dolores dá início à sua apresentação, assinalando que em consequência das novas orientações do Ministério da Educação sua escola especial havia decidido abrir-se à inclusão, e que sua comunidade escolar estava muito interessada em apoiá-la. Esclarece