TRABALHO DE SOCIOLOGIA
MOVIMENTOS SOCIAIS
Colégio Estadual Doutor Albert Sabin
Rio de Janeiro, 23 de março de 1015
Aluno(a): Izabel do Nascimento Gonçalves
Turma: 2010 Nº: 14
Professor(a): Isabel Pires
Movimento social pode ser definido como um grupo que age continuamente com objetivo de promover ou resistir a algum tipo de mudança na sociedade. A História esta cheia de exemplos de movimentos sociais, como foi o da luta das mulheres no século XX, primeiro para terem direito ao voto, depois para conquistar o acesso ao mercado de trabalho, e, ainda hoje, para terem os mesmos salários e condições de trabalho dos homens.
Outro caso histórico de movimento social ocorreu na Europa, após a Revolução Industrial, quando patrões inescrupulosos exigiam dos operários uma jornada de trabalho que chegava a 14 horas diárias, com um salário que mal dava para comprar alimentos. Foi necessária muita luta e organização da classe trabalhadora para que a relação entre capital e trabalho chegasse ao estágio atual. É importante enfatizar que um movimento social não é a mesma coisa que uma instituição, uma vez que as instituições são estáveis e duráveis e os movimentos sociais são instáveis e com o tempo de duração incerto, como foi o caso do movimento social denominado: Diretas Já, que pedia eleição direta para presidente do Brasil no fim da última ditadura.
Características dos movimentos sociais
Todo movimento social apresenta, no mínimo, três características básicas:
- Objetivo; - Programa que estabeleça como atingir objetivos; - Ideologia;
Tipos de movimentos sociais
1. Expressivo> pessoas submetidas a uma realidade difícil e que ao invés de tentar mudar essa realidade procuram mudar a si mesmas. O que o movimento expressivo quer é ajudar as pessoas, confortando as e fornecendo um novo sentido para suas vidas. O movimento dos Álcoólicos Anônimos é um exemplo característico, uma vez que tal organização não tem como