Debate Reforma Agr ria A favor
A Reforma agrária é o conjunto de medidas para promover a melhor distribuição da terra mediante modificações no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção.
Segundo ao INCRA Na prática, a reforma agrária proporciona nove motivos. Entre eles estão
Desconcentração e democratização da estrutura fundiária.
Geração de ocupação e renda.
Combate à fome e à miséria.
Produção de alimentos básicos.
Conforme o Estatuto da Terra, criado em 1964, o Estado tem a obrigação de garantir o direito ao acesso à terra para quem nela vive e trabalha. No entanto, esse estatuto não é posto em prática, visto que várias famílias camponesas são expulsas do campo, tendo suas propriedades adquiridas por grandes latifundiários.
A realização da reforma agrária no Brasil é lenta e enfrenta várias barreiras, entre elas podemos destacar a resistência dos grandes proprietários rurais (latifundiários), dificuldades jurídicas, além do elevado custo de manutenção das famílias assentadas, pois essas famílias que recebem lotes de terras da reforma agrária necessitam de financiamentos com juros baixos para a compra de adubos, sementes e máquinas, os assentamentos necessitam de infra-estruturar, entre outros aspectos. Porém, é de extrema importância a realização da reforma agrária no país, proporcionando terra para a população trabalhar, aumentando a produção agrícola, redução das desigualdades sociais, democratização da estrutura fundiária, etc.
O Brasil se mantém como um dos países do mundo com maior concentração de terras. Cerca de 200 mil camponeses continuam sem ter uma área para cultivar, sendo que as grandes propriedades privadas saltaram de 238 milhões para 244 milhões de hectares. Isso é, são seis milhões de hectares que passaram para as mãos dos grandes proprietários só entre 2010 e 2014.
Dados dão conta de que 175,9 milhões de hectares são improdutivos no Brasil
Dados do Instituto