De máquina a fetiche
Uma análise do computador na sociedade de consumo Alexandre Garcia
Nogueira
O Computador atualmente é visto aperfeiçoamento técnico e gerador de riqueza.
como
Pessoas de todas as idades fazem uso do computador para aprender, difundirem os seus conhecimentos, comunicar, encontrar novas amizades, negócios e por puro lazer.
MUDANÇA NA FORMA DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
Dahlmam
(1992) afirma que:
“ O ritmo da mudança [tecnológica da indústria] tem sido tão rápido e fundamental que está sendo chamado por muitos de terceira revolução industrial”. (p. 261)
• Produzir em menos quantidade de diversos “modelos”, afim de satisfazer os anseios de todos.
MUDANÇA NA FORMA DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
Os bens de consumo, outrora padronizados e duradouros, são atualmente, individualizados e efêmeros.
A tecnologia é um diferencial de competitividade no ramo empresarial. A novidade tornou-se um fator de sobrevivência das organizações do sistema capitalista.
O COMPUTADOR COMO PRODUTOR
A
implementação de novas tecnologias significa para uma grande maioria das pessoas, melhor rendimento produtivo e maiores lucros. computador pode causar melhorias de um bem de consumo tanto na produção como em sua qualidade final.
O
O COMPUTADOR COMO PRODUTOR
A
internet e outras redes são formas bem conhecidas de tráfego de dados, recebe-se informações de todo planeta em frações de segundos.
Davenport (1994) afirma que: “ A informação exata, em tempo real, sobre o desempenho do processo é um pré requisito da eficiência“. (p.352). Aquela
empresa que adquire as informações mais adequadas vence seu duelo com outras concorrentes.
O COMPUTADOR COMO PRODUTOR
Capacidade de memória.
Em todas atividades atuais, pode-se utilizar computadores, trata-se de um questão de programação. Flexibilidade o fator primordial que faz o computador o símbolo a moderna sociedade de mercado.
O