De getúlio vargas e juscelino kubitschek
Apresentação
Este trabalho mostra alguns relatos sobre o governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, a importância com que cada um trata o seu governo, as dificuldades e as vitórias que cada um realizou ao longo do seu mandato, mostrando o quão importante foi o trabalho que fizeram para o crescimento econômico do Brasil.
Contar um pouco sobre a cidade de Santarém, sua histórias, aspectos socioeconômico, tendo como objetivo ter mais conhecimento em relação ao governo do nosso país e ao desenvolvimento da nossa cidade.
Getúlio Vargas
Juscelino Kubitschek
Santarém
-------------------------------------------------
História
Dez anos após a fundação de Belém, Pedro Teixeira junto a Frei Cristóvão, 26 soldados e numerosos índios exploravam o Rio Amazonas, quando se depararam com a aldeia de Tupuliçus na foz do Rio Tapajós e atracaram alí. A expedição foi bem sucedida, pois os índios que ali viviam já haviam entrado contato com os homens civilizados, principalmente espanhóis que passaram por ali gerando boas relações que mantiveram em proveito da nova povoação, que dali surgiria.
Aldeia dos Tapajós (1661-1758)
Santarém foi fundada então pelo Padre João Felipe Bettendorff em 22 de junho de 1661 sob o nome de "Aldeia dos Tapajós". Logo ao chegar, o fundador construiu a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição.
Posteriormente, Pedro Teixeira explorou o Rio Tapajós e então coube aos jesuítas a fundação de uma aldeia com fins missionários, no lugar onde o padre Antônio Vieira esteve no primeiro semestre de 1659. A partir do desenvolvimento dessa aldeia originaram-se outras povoaçães como as de São José dos Matapus em 1922 (hoje conhecida como Pinhel), Tupinambarana ou Santo Inácio em1737 (hoje conhecida como Boim) e Borari em 1738 (hoje conhecida como Alter-do-Chão).
Com o progresso das missões, Francisco da Mota Falcão iniciou, a construção de uma fortaleza, a qual foi terminada por seu filho, Manoel Mota Siqueira em 1697.