ddp de resistores
1. OBJETIVOS ______________________________________________________ 3
2. MATERIAL NECESSÁRIO ___________________________________________ 3
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA _____________________________________________3
3.1 PROCEDIMENTO ................................................................................................................ 3-4
4. QUESTÕES ______________________________________________________5-7
5. CONCLUSÃO _____________________________________________________ 8
DDP NOS RESISTORES
1. OBJETIVOS Montar circuitos elétricos e calcular d.d.p.s em circuitos paralelos, em série e mistos.
2. MATERIAL NECESSÁRIO
Computador, celular, cabos de teste (pino banana e jacaré) borracha, régua fonte, protoboard, lápis, papel, resistores, calculadora científica.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Em vários circuitos elétricos é muito comum a associação de resistores. Isso é feito quando se deseja obter valor de resistência maior do que aquele que é fornecido por um resistor apenas. Os resistores podem ser associados de três maneiras básicas que são: associação em série, associação em paralelo e associação mista. Esse é o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica. Veja, no esquema abaixo, como fica a associação de alguns resistores em série:
Associação em Paralelo
Nesse tipo de associação os resistores são ligados um do lado do outro, de forma que todos os resistores ficam submetidos à mesma diferença de potencial, veja como fica o esquema de um circuito com associação de resistores em paralelo:
3.1 PROCEDIMENTO
Meça resistor por resistor com o multímetro, obtendo resistência de cada um. Após feito isso, calcule o Req teórico.