DCN-Bio
Em 1969, o Conselho Federal de Educação estabeleceu a organização dos cursos de Ciências Biológicas prevendo duas modalidades: Licenciatura e Bacharelado, sendo a última na modalidade biomédica. A partir de então a denominação do curso deveria ser Curso de Ciências Biológicas.
Em dezembro de 1997, o MEC através da Secretaria de Ensino Superior- SESU (edital 04/97) inicia um estudo para definir as diretrizes curriculares de forma a atender o que trata a LDB (Lei 9.394/96).
Foram feitas consultas pelo MEC a Instituições de Ensino Superior e a Conselhos Regionais de Biologia de todo o País. Várias sugestões foram enviadas e analisadas por comissão de Especialistas em Ciências Biológicas definidas e estruturadas pelo próprio Ministério. Em meados do ano 2.000, foi disponibilizado via internet a proposta da Comissão de Especialistas. Em 06 de Novembro de 2001, a Câmara de Educação Superior aprovou as Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Ciências Biológicas.
As diretrizes curriculares nacionais para os cursos de ciências biológicas (DCN-Bio) visam orientar a formulação dos projetos pedagógicos para os cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, conforme exposto na resolução CNE/CES 07/2002). De forma geral, eles estabelecem qual deve ser o perfil do profissional formado por esses