DBO e DQO
Métodos Indiretos de Determinar Matéria Orgânica
DBO
Definição: Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
É a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma inorgânica estável.
Objetivo: Determinar a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbica para uma forma inorgânica estável. É medida através de um ensaio, onde a amostra passa por um período de incubação de 5 dias à 20°C, onde serão analisadas à diferença entre as concentrações de oxigênio no ínicio e no final do período de incubação.
Simplificadamente, o teste da DBO pode ser entendido da seguinte maneira: no dia da coleta, determina-se a concentração de oxigênio dissolvido (OD) da amostra. Cinco dias após, com a amastra mantida em um frasco fechado e incubada a 20°C, determina-se a nova concentração, já reduzida, devido ao consumo do oxigênio durante o período. A diferença entre o teor de OD no dia zero e no dia cinco representa o oxigênio consumido para a oxidação da matéria orgânica, sendo, portanto, a DBO5.
Assim por exemplo, a amostra de um curso d’água apresentou os seguintes resultados:
OD no dia 0: 7 mg/L
OD no dia 5: 3 mg/L
DBO5= 7-3 = 4mg/L
Um elevado valor de DBO, num corpo d’água, são provocados por despejos de origem predominantemente orgânica, proveniente de fontes pontuais e/ou difusas de origem doméstica ou industrial. Apresença de um teor elevado de matéria orgânica pode induzir ao completo esgotamento de oxigênio na água, causando o desaparecimento de formas de vida aquática elém de produzir odores e sabores desagradáveis.
DQO
Definição: Demanda Química de Oxigênio (DQO)
É a quantidade de oxigênio necessária para oxidação da matéria orgânica de uma amostra por meio de um agente químico. Os valores da DQO normalmente são maiores que os da DBO5, sendo o teste realizado num prazo