DAYANe TCC FINAL 01
Dayane Mendes Silva1
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância da Arteterapia na Saúde Mental como um veículo construtor e fortalecedor do psiquismo, que também promove a reinserção da pessoa em sofrimento mental na sociedade, aumentando as possibilidades de melhoria na sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Arte. Terapia. Reinserção. Saúde Mental.
1 INTRODUÇÃO
A arteterapia está baseada no princípio de que o processo criativo, envolvido na atividade artística é terapêutico e benéfico para a qualidade de vida humana, é um caminho através do qual cada indivíduo pode encontrar possibilidades de expressão para, através de técnicas e materiais artísticos, processar, elaborar e redimensionar suas dificuldades na vida. (CIORNAI, 2004).
Pode ser considerada como um processo terapêutico que se desenvolve através do uso de modalidades expressivas diversas, que configurará numa produção simbólica com diferentes formas, cores e volumes. Todo esse material permitirá o confronto e gradualmente a significação das informações que procedem de níveis muito profundos da psique e que serão aos poucos apreendidos pela consciência (PHILLIPINI, 2004).
Dentro de um contexto arteterapêutico, a arte perpassa questões de ordem estética ou acadêmica, sendo que a expressão simbólica é espontânea, modelada através de materiais expressivos que são oferecidos, ampliando a possibilidade na pessoa que executa sua obra, do surgimento de pensamentos, imagens e sentimentos, que serão trabalhados adequadamente pelo arteterapeuta.
2 ARTE E SAÚDE MENTAL
A Reforma Psiquiátrica no Brasil e no mundo trouxe, e traz mudanças na percepção e intervenção dos profissionais da saúde em relação à doença e à pessoa em sofrimento psíquico, sendo que tem como base a reabilitação psicossocial, propondo práticas mais humanizadas que visam à reintegração desse indivíduo à sociedade (VALLADARES, 2004).
No Brasil, as