UTILIDADE MARGINAL
Utilidade marginal, é quando a utilidade de um serviço ou produto, está acima do que o consumidor realmente quer, ou precisa.
Enquanto a pessoa estiver consumindo um produto para que possa se saciar, a sua utilidade esta dentro da margem, é uma utilidade positiva. A partir do momento que a pessoa consome várias unidades do mesmo produto e excede sua margem de saciedade, é uma utilização negativa.
Quando ocorre esse excedente, chamamos de utilidade marginal decrescente. Isso influencia no preço do produto, e sua demanda. Em um exemplo, apresenta-se um individuo com sede; o primeiro copo com agua é o que lhe dará maior satisfação, maior saciedade; o segundo copo, já traz uma utilidade menor que o primeiro, o terceiro menos ainda, e assim por diante. Isso faz com que as pessoas não estejam dispostas a pagar o mesmo preço por unidades iguais do mesmo produto, já que não trará a mesma satisfação que a primeira unidade.
Pode-se afirmar também, que quanto mais o estoque de determinado produto diminui, a utilidade marginal aumenta, pois estará valorizado, e inversamente proporcional, se há um estoque muito grande de determinado produto, sua utilidade marginal diminui e se desvaloriza.
A lei da utilidade marginal decrescente vem do fato que as pessoas utilizam determinados meios para chegar em vários objetivos. Os fins são determinados hierarquicamente de acordo com a importância de cada um, sempre dando prioridade para o que é mais importante (para ele, o individuo).
Referencias
http://www.economiaerealidade.com/2010/08/conceito-de-utilidade.html http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/utilidademarginal.htm http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=269