David Ricardo
1. David Ricardo na Escola Clássica estava preocupado com os valores relativos ou com o valor absoluto? Por quê?
Ricardo estava preocupado com os valores relativos, pois desejava descobrir a base para a taxa de câmbio entre os bens.
2. O que difere a teoria de Ricardo da teoria de Smith?
David estava incondicionalmente ligado a uma teoria do valor-trabalho, diferente de Smith que aplicou a teoria do trabalho apenas para sociedades primitivas, Ricardo relacionou-a também à Sociedade Capitalista.
3. Quem foi David Ricardo? Comente sobre.
Foi a figura líder das ideias posteriormente desenvolvidas na Escola Clássica. Ricardo teve algumas ações importantes durante a sua vida, demonstrou as possibilidades do método abstrato e deu à economia sua forma posterior de ênfase à distribuição da renda; entrou para o mercado de ações por sua própria conta, com fundos emprestados por banqueiros que o conheciam e nele confiavam; explicava seu sucesso financeiro com o fato de contentar-se com pequenos lucros, nunca mantendo bens ou títulos por muito tempo e foi um exemplo marcante de pensador dedutivo.
4. Qual era a ideia de Ricardo que tornou-se conhecida como a “lei de ferro dos salários”?
Foi conhecida pelo fato do trabalhador somente receber um salário mínimo para a subsistência, chamada “lei de ferro do trabalho”. Quando o preço de mercado do trabalho se eleva acima do preço natural, um trabalhador pode manter uma família numerosa e saudável. A medida que a população aumenta, os salários caem para seu preço natural e até abaixo dele. Quando o preço de mercado do trabalho é inferior ao preço natural, a miséria reduz a população de trabalhadores assim as taxas salariais aumentam. Assim variava o salário para a subsistência dos trabalhadores, dependia da procura e condições que a sociedade se encontrava.
5. Ricardo desenvolveu o conceito de renda mais claro e completo, como ele define?
Porção de produto da terra paga a seu