David Hume e o Epílogo
1 - A vida e as obras de Hume
David Hume nasceu em Edimburgo em 1711, pertenceu a uma família da pequena nobreza terrena. Com 18 anos teve uma forte intuição que revelou-le um “novo cenário de pensamento”, que abriu as portas para a sua nova visão filosófica: A ciência da natureza humana.
De 1729 a 1734 Hume trabalhou em sua obra “Tratado sobre a natureza Humana” na Inglaterra e de 1734 a 1736 na França.
Hume não conseguiu penetrar no ambiente acadêmico, em virtude de suas idéias céticas e ateizantes. Em 1744-1755, não conseguiu obter uma cátedra na Universidade de Edimburgo, E, 17512 não teve sua candidatura acolhida à cátedra de lógica da Universidade de Glasgow. Entretanto, em 745 foi preceptor do marques de Annandale, Em 1746m tornando-se secretário do general Saint Clair, participou de uma expedição á França e, em 1748, integrou uma missão diplomática em Viena e Tueim,. De 1763 a 66 foi secretário do embaixador inglês em paris, onde manteve relações amigáveis com iluministas. Além da obra “Tratado sobre a natureza Humana” Hume escreveu “Ensaios sobre intelecto humano”, “Investigações:sobre os princípios da moral”,”Os discursos políticos”,”Quatro dissertações”,“História natural da religião”,”História da Inglaterra”.
2 - O “novo cenário de pensamento” ou a “ciência da natureza humana”
A obra “Tratado sobre a natureza Humana” com seu sub título “Uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais” já mostra a a base do novo “cenário de pensamento”.Bacon preconizou que Newton construiu uma sólida visão da natureza física através de observações e do método do raciocínio experimental e que agora era necessário fazer o mesmo para a natureza humana, ou seja para o sujeito e não para o objeto. Segundo Hume a filosofia da natureza humana era ainda mais importante que a filosofia da natureza física e outras ciências porque todas essas ciências dependem da natureza