Data warehouse
Alex dos Santos Vieira, Renaldy Pereira Sousa, Ronaldo Ribeiro Goldschmidt
1. Motivação e Conceitos Básicos
Com o advento da globalização, a competitividade entre as empresas no mundo dos negócios vem aumentando intensamente nos últimos anos. As empresas contemporâneas, cientes da necessidade de adaptação a este cenário, têm investido na captação, armazenamento, tratamento e aplicação da informação como diferencial estratégico e competitivo na condução dos negócios. Recursos da área da Tecnologia da Informação têm sido fundamentais neste processo. Em particular, muitos sistemas de informação vêm sendo desenvolvidos e utilizados em diversas aplicações.
A maioria dos sistemas de informação opera sobre bancos de dados chamados transacionais. Estes bancos de dados contêm informações detalhadas que permitem às empresas acompanhar e controlar processos operacionais. Por outro lado, existe uma demanda cada vez maior por sistemas de informação que auxiliem no processo de tomada de decisão. Gerentes e executivos necessitam de recursos computacionais que forneçam subsídios para apoio ao processo decisório, sobretudo nos níveis tático e estratégico das empresas. A tecnologia Data Warehouse surgiu em meio às dificuldades que as organizações passaram a sentir pela quantidade de dados que suas aplicações estavam gerando e à dificuldade de reunir estes dados de forma consolidada para uma análise mais eficiente. A idéia desta tecnologia é reunir em um único local somente os dados considerados úteis para as tomadas de decisão. Diante desta necessidade, empresas têm utilizado Data Warehouses para auxiliar nos processos corporativos de tomada de decisão.
Conceitualmente, um Data Warehouse é um conjunto de dados baseado em assuntos, integrado, não-volátil, variável em relação ao tempo, e destinado a auxiliar em decisões de
negócios. A orientação a assunto, aliada ao aspecto de integração, permite reunir dados
corporativos