Data warehouse
Entende-se por Data Warehouse, um sistema utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em banco de dados de forma consolidada e geralmente relacional. O desenho da base de dados favorece a emissão de relatórios, a análise de grandes volumes de dados recebidos via sistemas transacionais e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão, separadamente do setor operacional.
Pode ser traduzido como “depósito de dados”. Indico que seja dito na versão original, é mais comum sua utilização. É como um agrupamento inteligente de dados de uma mesma fonte, como: origem, formato, nomes, tipo de negócio, regras, conexões entre outros. ACCORCI, DANIEL
Ante o exposto, podemos afirmar que a função principal do sistema Data Warehouse é o armazenamento desses milhares de dados que podem ser perdidas e esquecidas na empresa. Tendo em vista a necessidade de uma memória mais extensa e mais detalhada, a Data Warehouse foi criada para auxiliar nas decisões que devem ser tomadas no dia a dia da organização, sendo elas de grande importância ou não, assim os “autores” dessas decisões, que normalmente se nomeiam analistas, gerentes ou executivos, têm aonde se basearem e tomarem a melhor posição diante ao assunto discutido, haja vista que tal sistema possibilita a busca de dados antigos ou atuais, a fim de que o administrador possa analisar pareceres anteriores sobre diversos assuntos relacionados há organização, e não cometendo as mesmas falhas novamente.
A construção de um Data Warehouse pode ser um processo muito complexo e exaustivo, pois há vários fatores a serem analisados na concretização do mesmo, haja vista que os dados precisam ser filtrados corretamente para não serem realocados em fontes erradas, e as informações precisam ser minimizadas para não haver perca de espaço com dados inúteis para a tal fonte.
Conforme diz Inmon (1992), as empresas