Data mining em trajetórias de objetos móveis
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: DATAMINING
PROFESSOR:
ACADEMICOS:
Seminário: Data mining em trajetórias de objetos móveis
Introdução
A invenção da tecnologia móvel é considerada revolucionária. Popularizou-se com o lançamento de palms e telefones celulares. A mobilidade permite o acesso à informação em qualquer lugar. Muitas pessoas estão conectadas o dia inteiro utilizando dispositivos móveis e a tendência é que isto se torne cada vez mais necessário no quotidiano.
O uso de dispositivos móveis gera dados que ao serem coletados podem descrever trajetórias conforme a mobilidade do usuário. Estes dados podem ser originados em diversos tipos de usuário, exemplo: por GPS em automóveis, trens, barcos; telefones celulares, notebooks por uma pessoa. Trajetória é o registro do movimento, o qual mostra a evolução da posição do objeto indexado pelo tempo.
Com um conjunto de dados e suas trajetórias geradas, poderão ser feitas análises exploratórias com a finalidade de detectar padrões e descobrir conhecimento de uma base que, inicialmente, não tinha significado expressivo. Alguns exemplos de análise que podem extrair informações potencialmente úteis, como por exemplo:
Como é o comportamento de usuários em um determinado período de tempo?
Existem comportamentos típicos em um mesmo local, num determinado período de tempo?
Mineração de dados espaço-temporais
A mineração de dados espaço-temporais é diferente da tarefa de mineração em dados tradicionais, pois neste caso o objetivo é extrair uma relação entre os dados envolvendo o tempo e o espaço. Os dados gerados por dispositivos móveis são normalmente representados em formas de trajetórias, as quais possuem diversos registros com o seguinte formato (tid, x, y, t), onde tid é o identificador de uma trajetória, os campos x e y são responsáveis por guardar a coordenada do objeto no espaço em um determinado tempo, representado pelo campo t.
A