data comemorativa
O povoamento de Maricá começou no final do século XVI, efetivado pelos portugueses que haviam recebido terras em doação – as sesmarias – na faixa do litoral compreendido entre Itaipuaçu e a lagoa de Maricá.
Nos locais onde se encontram o povoado de São José de Imbassaí e a Fazenda de São Bento, fundada em 1635 por frades beneditinos, surgiram os primeiros núcleos de povoação conhecidos em Maricá. Nesse local teve origem a povoação de Santa Maria de Maricá, nome dado em homenagem a dona Maria I de Portugal, elevada à categoria de vila com as conseqüentes emancipação, por Alvará de 26 de maio de 1814,
O povoamento de Maricá começou no final do século XVI, efetivado pelos portugueses que haviam recebido terras em doação – as sesmarias – na faixa do litoral compreendido entre Itaipuaçu e a lagoa de Maricá. Quando o Padre José de Anchieta chegou às margens da Lagoa, em 1584 – onde se realizou a célebre pesca milagrosa – ali encontrou diversos núcleos de povoamento em plena atividade, destacando-se as sesmarias de Antônio Mariz, na região de São José de Imbassaí, e a de Manoel Teixeira, localizada junto à Lagoa.
Nos locais onde se encontram o povoado de São José de Imbassaí e a Fazenda de São Bento, fundada em 1635 por frades beneditinos, surgiram os primeiros núcleos de povoação conhecidos em Maricá. Nesse local teve origem a povoação de Santa Maria de Maricá, nome dado em homenagem a dona Maria I de Portugal, elevada à categoria de vila com as conseqüentes emancipação, por Alvará de 26 de maio de 1814, e instalação, em 27 de agosto de 1815.
Mesmo antes disso, as terras que viriam a se tornar nosso município já eram conhecidas pelos nativos como "maricahaa ", Comércio antigo : Padaria da Mirene
Ruas mais antigas: Rua Domícius da Gama, Rua Pereira Neves, Estrada Joaquim Mendes, etc...