Data center - parte elétrica
Sumário
- Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
- Energia de um Data Center. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5,6
- Consumo de energia em equipamentos de TI. . . . . . . . . . . . . . . . . 7,8
- Planejamento: Virtualização. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9
- Conclusão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10
- Bibliografia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11
Energia de um Data Center
Para manter um ambiente de TI em funcionamento, é essencial fornecer o grau exato de energia para computadores, servidores, banco de dados, assim como outros equipamentos. Uma pesquisa do Gartner, encomendada pela Eaton Eletrical, aponta que as máquinas estão cada vez mais exigentes com os avanços no processamento de energia e que, para garantir bons resultados em data centers, é preciso dar atenção à energia elétrica.
O uso da energia elétrica não é um critério de projeto típico de data centers, nem é administrado efetivamente como uma despesa. Isto é verdadeiro apesar do fato de que o custo da energia elétrica, ao longo da vida operacional do data center, pode ultrapassar o custo do sistema de energia elétrica incluindo a UPS e também pode ultrapassar o custo dos equipamentos de TI.
O segmento elétrico é constituído pelo Sistema Ininterrupto de Energia (UPS), o Sistema de energia de Emergência e as unidades de distribuição de potência (PDU).
O sistema ininterrupto de energia (UPS) tem a função de fornecer energia para todos os equipamentos do Data Center, incluindo equipamentos de segurança e detecção e alarme de incêndio. Ele é composto por conjuntos de No-Breaks compostos por baterias, retificadores e inversores. Estes No-Breaks, redundantes, ligados em paralelo, assegurarão o suprimento contínuo de energia mesmo em