dasdasdasdas
Anomia: Merton chama de anomia a instabilidade social trazida pela divergência de comportamentos. Os comportamentos divergentes podem ser sociologicamente explicados como sintoma da (dissociação entre os objetivos propostos pela cultura e os meios socialmente estruturados para alcançá-los). A atenuação dos meios legítimos leva à instabilidade da sociedade, o que Merton chama de anomia.
Podemos dizer que Merton estabeleceu as fundações de uma teoria geral da anomia.
Cada sociedade desenvolve metas culturais que representam os valores socioculturais que norteiam a vida do indivíduo e paralelamente as metas são desenvolvidos os "meios institucionalizados" para que se alcancem tais metas só que normalmente ocorre que os meios institucionalizados não são suficientes para que se alcancem tais metas pela maioria de sua população, causando assim um desajustamento entre os fins e os meios. Assim a parcela da sociedade que não consegue alcançar a meta estipulada por essa própria sociedade começa a procurar meios alternativos ou não institucionalizados para que se consigam alcançar tais metas, podendo assim, considerar que a própria sociedade ao não disponibilizar os meios para que a sociedade tenha condições de alcançar as metas, ela cria condições específicas para estimular o abandono ou a burla de algumas normas sociais, tornando assim no pensamento de Merton a conduta divergente uma situação normal de adequação da sociedade.
2°-Escolha duas formas de adaptação cultural – explicando-as.
CONFORMIDADE: o individuo busca atingir as metas culturais através dos meios estabelecidos pela sociedade, ou seja, o individuo adere plenamente as normas sociais, não existindo comportamento desviante.Isso se denomina comportamento modal.
INOVAÇÃO: Neste caso o individuo é condizente com as metas culturais, mais existe ruptura com relação aos meios institucionalizados, ou seja, no momento que o individuo percebe que os meios legais e