test
2.Introdução A seca é um grave problema sócio-ambiental, pois além de ser um problema climático é também uma situação que afeta diretamente a economia de todo o estado, não só o pequeno agricultor sofre, mas também os grandes produtores e esse problema vai se ramificando e afetando também os consumidores domésticos que dependem dos produtos agropecuários, além de gerar desemprego, fome e miséria. Portanto a seca é um problema que torna difícil o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Esse problema atinge nosso estado há vários anos, e vem sendo enfrentado desde a época do Brasil imperial, se arrastando até os dias de hoje. A causa da seca é de ordem natural, pois a nossa região se localiza em um área onde as chuvas ocorrem de maneira irregular, um dos grandes problemas é a falta de entendimento preciso sobre como será a distribuição das chuvas, e a falta de um preparo melhor para enfrentar este problema.
Um dos grandes problemas a ser enfrentado não é a escassez de chuvas e sim a irregularidade delas, pois não dá para saber quando se dará um período chuvoso ou escasso. Por isso é interessante observar o comportamento da quantidade de chuvas ao longo dos anos. Nesta análise, temos como problema motivador buscar um melhor entendimento de como se dá a distribuição das chuvas no estado do Ceará, iremos analisar os