sistema excretor e reprodutor
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
PROFESSOR: LÚCIO MATTOS
SISTEMA EXCRETOR E REPRODUTOR
ANDREZA PEREIRA MOURA
TERESINA, 2013
SISTEMA EXCRETOR
A excreção é o principal mecanismo homeostático através da osmorregulação feita por estruturas e órgãos especializados nos diversos grupos animais.
A excreção é o processo de eliminar do corpo os resíduos do metabolismo. O protoplasma e os líquidos de um animal, seja ele protozoários ou homem, formam um sistema físico-químico em delicado equilíbrio e a função do aparelho excretor é manter esse ambiente interno constante. O excesso de água, sais e minerais orgânicos, inclusive dos resíduos metabólicos, é excretado, ao passo que as substâncias essenciais às funções normais são conservadas.
A excreção relaciona-se principalmente com a eliminação de substâncias nitrogenadas. Na digestão, as proteínas, contendo nitrogênio, são reduzidas a aminoácidos e estes absorvidos pelo organismo sendo parte deles aproveitados pelas células para a síntese de novas proteínas. Nos vertebrados, outros aminoácidos vão ao fígado, onde são decompostos para serem eliminados pelos rins.
A eliminação dos resíduos nitrogenados está também diretamente relacionada com as quantidades de água de que dispõe o ser vivo. Os organismos que a possuem em grande quantidade eliminam amônia; os organismos que precisam exercer um relativo controle sobre a quantidade de água eliminam uréia; e os organismos que vivem em regime de grande economia de água eliminam ácido úrico.
Nos mamíferos, quelônios, anfíbios e anelídeos (minhoca) o produto final é principalmente a uréia que é solúvel em água e bem menos tóxica que a amônia.
Nas aves e répteis terrestres e também em alguns caracóis e muitos insetos, o resíduo nitrogenado compõe-se principalmente do ácido úrico insolúvel já que esses organismos dispõem de muito pouca água, sendo esse excreta insolúvel em água e