darwinismo
Ressalta-se que a apresentação dos conceitos se deu por ordem cronológica, uma opção do autor, ao invés da ordem de importância cientifica.
Com relação aos conceitos apresentados, entende-se que Lamarck acertou ao afirmar que os órgãos podem se desenvolver com o uso e atrofiar com o desuso. Porém, como em todo processo de análise e confrontação entre conceitos, essa teoria que afirmava que todas as características são transmitidas hereditariamente mostrou-se incorreta pela Ciência, principalmente pela Teoria da Evolução das Espécies do naturalista inglês Charles Darwin ( 1859).
Já Darwin conseguiu demostrar, através da teoria da seleção natural, que os indivíduos mais fortes e adaptados de uma espécie tendem a alcançar mais facilmente a fase adulta e gerar novos indivíduos com estas características favoráveis ao desenvolvimento. Os mais fracos ou com características pouco favoráveis para o desenvolvimento, tendem, com o passar do tempo, a desaparecer. Desta forma, sobrevivem os mais aptos da espécie, transmitindo seus caracteres através da no Brasil uma de seus mais aplicados interlocutores de sua teoria : o Dr. Fritz Muller hereditariedade.
O cientista observou, em relação à influência do homem no processo de criação de animais, que ao realizar a escolha de características que atendam à sua necessidade, também realiza um tipo de seleção, que ele chamou de Seleção Artificial. Dessa forma temos as diferenças apresentadas entre o porco selvagem e o porco doméstico, por exemplo.
E com relação á Darwin, cabe apresentar uma curiosidade, o mesmo encontrou no Brasil uma de seus mais aplicados interlocutores de sua teoria : o Dr. Fritz Muller, que através de uma sequencia de troca de cartas com diversos cientistas de todo o mundo, obteve