DARWIN E A TEORIA DA EVOLUÇÃO
“Se o homem veio do macaco, por que os macacos de hoje não viram homens?”
“Por que as espécies animais se diferenciam nas diversas partes dos planetas?”
Estas e outras perguntas nos inquietam quando o assunto é a origem das espécies. No entanto, um grande cientista contribui para encontrarmos algumas respostas e revolucionou a ciência: o naturalista inglês Charles Darwin – também conhecido como o pai da Teoria da Evolução das Espécies.
O ano de 2009 é o ano de Darwin. Comemoramos 150 anos da publicação do seu célebre livro On the origin of species (A origem das espécies), resultado de uma pesquisa que durou a vida inteira de Darwin e desvendou uma série de mistérios da natureza. Além disso, há exatos 200 anos, em 12 de fevereiro de 1809, Charles Darwin nascia em Shrewsbury, Inglaterra.
O grande marco para as descobertas de Darwin foi sua viagem ao redor do mundo quando tinha 22 anos e zarpou a bordo do navio Beogle, em 1831. Durante a viagem, Darwin sofria de enjôos constantes, mas em terra aproveitava o tempo fazendo explorações. Visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e ao modo de vida destes.
Um exemplo destas observações foram emas e avestruzes, espécies que, apesar da semelhança, ocupam regiões geográficas distintas. Os tentilhões de Galápagos, com bicos adaptados aos tipos alimentícios, e tartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no casco característicos para indivíduos de cada ilha, também foram exemplos clássicos quando nos referimos a Darwin.
Durante a viagem, Darwin passou pelo Brasil diversas vezes e ficou maravilhado com a biodiversidade do país. Em uma carta escrita a seu pai em 1832, relata: “Ninguém seria capaz de imaginar nada tão belo quanto a cidade da Bahia”.
Darwin não chegou as suas