darwin. a origem das espécies
Darwin, Charles. A Origem das Espécies. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2001. capítulo 4 - Leis da Variação. Pgs 130 a 156.
Pág
Conteúdo
130-135
- As variações nas diferentes espécies do reino animal podem ser atribuídas ao acaso. Atribuí os desvios de estrutura às condições de vida dos pais e ancestrais.
- Aponta as mudanças estruturais causadas nas espécies a partir da influência de diferentes meios de alimentação e clima.
Efeitos de uso e desuso
-O uso ou desuso afeta o desenvolvimento de determinadas partes do corpo. Cita alguns exemplos do reino animal, como alguns pássaros que não sabem voar, ou de espécies como o avestruz que tem asas mas não as utiliza para o vôo.
- O desuso pode ser atribuído a modificações estruturais.
136-138
Aclimatação: Tal hábito é hereditário nas plantas e se dá ao longo de várias gerações de uma espécie.
- Acredita que os animais domésticos tenham sido escolhidos pelo homem por serem úteis de fácil reprodução em cativeiro, além de suportarem climas diversos.
- A aclimatação é uma questão obscura de que seria devido ao hábito ou a seleção natural ou até mesmo na ação conjunta destes dois fatores.
138- 142
Correlação de crescimento: Todo o organismo está interelacionado durante o desenvolvimento. Qualquer fase que afete o embrião afetaria o ser adulto.
- As partes homólogas tendem a soldar-se onde certas deformações tendem a coincidir com outras. Para isto cita o exemplo da diferença existente entre flores internas e externas.
- Acredita que a seleção natural teria êxito no longo processo de poupar-se de um desgaste através da redução e perda de qualquer parte do organismo quando esta se tornar supérflua, sem que isso comprometa o desenvolvimento de outra parte.
143-146
- Quando se verifica a diversificação da forma ou dimensão de um órgão de determinada espécie se presume que o desenvolvimento deva ser importante para aquela espécie. Entretanto, há que se lembrar que