Charles Darwin e A Origem das Espécies
O livro mudou a historia do pensamento sobre os seres vivos. Darwin afirma que todos os seres são parentes e temos uma semelhança com os macacos muito grande, especialmente os chimpanzés.
Darwin fez questão de afirmar o que comportamento é o principal objeto de evolução, se deu conta que sem um especifico comportamento dos animais seria impossível que acontecesse evolução. Alguns exemplos disso é o fato que os animais devem sair para caçar, o macho que deve encontrar e cortejar a fêmea.
Darwin sempre era muito meticuloso em suas pesquisas, sempre levava com sigo um caderninho de notas para marcar tudo que via nas suas viagem sobre o mundo , inclusive ele veio ao Brasil e ficou admirado com a perfeição das teias de uma aranha. ficou muito surpreso com a perfeição do instinto daquele animal, bem diferente de sua teoria da evolução. Porem ficou muito aborrecido com a escravidão que existia no brasil. Darwin tinha apenas vinte e dois anos na época em que passou pelo Brasil .
Darwin visitava zoológicos para observar os animais e também observava os seus próprios filhos. Sempre foi muito cuidadoso ao escrever a origem das espécies, evitou mexer com seres humanos em sua teoria para evitar polemicas.
Darwin acreditava que um dia teria uma psicologia que diria que não somos uma invenção repentina, que tudo provem de uma historia. Até Freud foi darwinista uma época da sua vida, quando se trancou em uma estação biológica para estudar os órgãos sexuais das enguias.
A ideia da evolução sempre este muito próxima da ideia de explicar a mente, a junção da biologia e a psicologia sempre deu muito certo.
Darwin queria entender como um instinto pode decorrer de outros instintos, ele era um naturalista. A ideia de Darwin não era apenas falar do instinto, mas ele queria também explicar a mente humana.
Darwin queria saber como