Darwin's nightmare (o pesadelo de darwin)
O Pesadelo de Darwin é um documentário realizado pelo austríaco Hubert Sauper em 1996 que foi premiado numa série de festivais. O documentário denúncia a globalização a partir da história de um peixe cujos filetes vêm para a Europa, enquanto as carcaças podres são disputadas pelos miseráveis que o pescam em África.
O cineasta dispôs-se a filmar a vida dos habitantes das margens do Lago Vitória, na Tanzânia. Mostra a estreita ligação entre a fome e a guerra, entre a pobreza e a exploração capitalista dos recursos naturais de um continente tão rico como a África, berço da humanidade.
Esta região é conhecida pela sua vida selvagem única, os seus vulcões cheios de neve e os seus parques nacionais. E ao mesmo tempo é o "coração das trevas". As guerras civis que assolam este local têm origem numa espécie de esquecimento moral. Elas são, de longe, os conflitos mais mortíferos desde a Segunda Guerra Mundial. A miséria, a fome e a AIDS são males comuns para quem vive nesta região do mundo. Muitas crianças que a AIDS deixa órfãs passam a viver nas ruas, para esquecer sua perda, para fugir de condições de vida agressivas ou opressivas, para procurar trabalho, ou ainda para buscar sua própria independência. No entanto, ao abandonar seus lares, elas começam a enfrentar também o ambiente das ruas, onde geralmente prevalece a violência, exploração, crime, drogas, fome e doenças. Suas condições débeis de vida e seus problemas econômicos tornam estas crianças vítimas do trabalho sexual, abuso sexual e físico, pornografia, trabalho escravo e outras formas de exploração.
A enorme riqueza piscícola do lago Vitória é explorada pela mão-de-obra local, mal paga, ao serviço de empresas estrangeiras que exportam filetes de peixe, sobretudo para a Europa. Para a alimentação dos habitantes locais restam as cabeças de peixe e pouco mais.
Os pescadores vêm de sítios muito distantes do lago, eram camponeses e deixaram os seus