Danças tradicionais gaúchas
Danças Tradicionais gaúchas
NOME: Gabriel, Éverton diciPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADO.
CURSO: ENSINO MÉDIO
SÉRIE: 2ª ANO A
PROFESSOR: ADAIR
PINHAL, RS, MAIO DE 2013.
1. Introdução:
Sempre que falamos em história das danças, deveremos ter o cuidado de não afirmar origens, pois existem muitas controvérsias sobre este tema até porque o mesmo ritmo é encontrado em várias partes do mundo, mudando apenas as características que cada região possui. As Danças Gaúchas são as mais coreográficas danças brasileiras e são marcadas pela influência das culturas espanhola, portuguesa e francesa. As danças gaúchas estão impregnadas do verdadeiro sabor campesino do Rio Grande do Sul; são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino Riograndense. Às vezes, também, da dança gaúcha é caracterizada por movimentos e sapateados fortes e até violentos. Em seus volteios exige grande esforço dos dançarinos, chegando a alguns casos, apresentar-se como um desafio de perícia, agilidade e audácia.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Mostrar a origem e as danças tradicionais gaúchas
2.2 Objetivos Específicos
- Mostrar a origem das tradições gaúchas
-Identificar quais são as danças tradicionais gaúchas
- Mostrar as danças tradicionais gaúchas
3. Procedimentos Metodológicos
Este projeto foi elaborado com base num questionário que serviu de esquema na pesquisa do assunto trabalhado. Foram utilizadas as aulas do seminário integrado, pesquisas em casa, na internet.
4. Fundamentação Teórica
Anu: Dançada primeiramente em Portugal, caracteriza-se por ter duas partes bem distintas, a primeira, um minueto (dança de caráter cerimonioso) e a segunda, o sapateio (parte