Centro de tradições gaúchas
PASTRO, Sara Cristina; GODOY, Paulo Roberto Teixeira de. O Movimento Tradicionalista Gaúcho e o Uso de Internet. Disponível em . Estudos Geográficos, Rio Claro, 7(1): 147-158, 2009 (ISSN 1678—698X). Acesso em 13/10/2011.
Danças Gaúchas. Disponível em Acesso em 28/09/2011
O movimento Tradicionalista Gaúcho, cuja sigla é MTG e a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, com a sigla CBTG regulamentam todos os CTGs – Centros de Tradições Gaúchas, através da Carta de Princípios. Essa carta
“criada por Glaucus Saraiva, foi aprovada no 8º Congresso Tradicionalista da cidade de Taquara – RS, em 1961, e a partir de então, passou a integrar o Regulamento do Estatuto do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG -,orientando as ações de suas instituições, como a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – CBTG -, os Movimentos Tradicionalistas Gaúchos Estaduais – MTG’s –e os Centros de Tradições Gaúchas – CTG’s”(PASRTO, GODOY, 2009, p. 148).
A Carta de Princípios engloba cinco focos que a norteiam: o foco ético, o Cívico, o cultural, o estrutural e o filosófico. O foco ético especifica ações a valores a serem seguidos. O Cívico especifica a responsabilidade da cidadania para o progresso da Pátria. O cultural tem como objetivo a manutenção da cultura gaúcha e sua passagem às gerações futuras. O estrutural visa garantir que as regras estabelecidas pela Carta sejam mantidas e realizadas e o filosófico que objetiva enaltecer o campo e o homem do campo. Essa carta explicita claramente a necessidade de se preservar a cultura gaúcha, suas roupas, culinária, a linguagem e igualmente aderir adeptos ao movimento e incluem os CTGs para essa divulgação que determina o caminho a ser seguido pelo grupo.
A CBTG, criada em 1987, também possui seu código de ética, com suas regras e valores através de organização, defesa, representação da cultura gaúcha tradicional, incluindo folclore e cultura, costumes por todo o Brasil. E também