Danças culturais
Aline Moreia
Emilli Yukari
Larissa Oliveira
Maxwelly Almeida
Mayara Amarante
Suelen Vasconcelos
3º Ano – Ensino Médio
Turma B
2013
Axé
Axé, na língua ioruba, significa poder, energia ou força presente em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso.
Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
Axé é um gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980 durante as folias do carnaval de Salvador. É uma mistura de ritmos musicais como o frevo pernambucano, maracatu, reggae e forró. O axé conquistou o Brasil e consagrou grandes nomes no panorama musical brasileiro e internacional, como por exemplo, as cantoras baianas Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes. Outros nomes representativos do axé e que contribuíram para o seu desenvolvimento foram as bandas Chiclete com Banana, Asa de Águia, Araketo e também Netinho e Claudia Leitte
Historia
As canções primeira musica que deu inicio ao axé foi "Fricote" ela é considerada um marco na música baiana, a canção que inaugurou o axé musica. Criada por Paulinho Camafeu e interpretada por Luiz Caldas. Fricote conquistou a Bahia e ,em pouco tempo, o país. Em 85, Luiz Caldas liderando a banda Acordes Verde, que tinha Carlinhos Brown na percussão, abriram as portas para a turma da pesada.
Como sempre costumo dizer aqui no Mundo da Dança os estilos de dança sempre costumam nascer seguidos de algum movimento cultural fortemente envolvido com a música. Praticamente essas duas vertentes da cultura caminham juntas, não raro dizer que uma ou outra depende de ambas.
Hoje já são vários os grupos de Axé que Dançam pelo Brasil e ajudam a fortalecer ainda mais esse seguimento cultural originalmente