Dança na Espanha
O Renascimento na Espanha só não foi mais brilhante porque foi, de certa forma, prejudicado pelo movimento de Contrarreforma Católica que inibiu, em diversos aspectos, o avanço cultural e científico espanhol.
Em termos gerais, principalmente nas artes plásticas, o Renascimento Cultural na Espanha recebeu várias influências italianas, as quais foram mescladas com elementos artísticos e culturais espanhóis. Esta mistura produziu um movimento artístico e cultural muito rico e único.
Principais artistas do Renascimento na Espanha.
- El Greco: foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Espanhol. Um dos principais aspectos de suas obras foi a fusão entre elementos celestiais e terrestres. São principais obras são:Vista de Toledo sob a tempestade, O enterro do conde Orgaz e O martírio de São Maurício.
- Miguel de Cervantes: um dos mais importantes escritores da literatura espanhola. Sua grande obra foi Dom Quixote.
- Tirso de Molina: importante dramaturgo e poeta renascentista. É autor da dramatização histórica Don Juan.
- Lope de Vega: um dos mais importantes poetas e dramaturgos da Espanha. Escreveu mais de duas mil peças para teatro, principalmente comédias.
- Felipe Vigarny: foi um dos grandes expoentes da escultura renascentista espanhola. Entre várias obras, podemos destacar: Sepultura de Gonzalo de Lerna e Retábulo da Capela Real de Granada.
- Juan de Herrera: importante representante da arquitetura renascentista espanhola. Entre muitas obras de grande importância, podemos destacar a Catedral de Valladolid,