Fisica 2
O FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA HIDRÁULICA
ASPIRANTE-PREMENTE, PRENSA HIDRÁULICA,
A COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DO EMPUXO E
O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Este relatório experimental é parte da avaliação da disciplina de Física experimental I, do curso de Engenharia de Alimentos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá – Bela Vista; solicitado pelo Professor Jonas Spolador.
Cuiabá-MT
Fevereiro/2012
INTRODUÇÃO
A terra esta envolta por uma camada de gases, o ar, chamada de atmosfera. Como o ar também tem peso, ele exerce uma pressão sobre a superfície da terra, chamamos assim de pressão atmosférica. Este fenômeno será melhor explicado pelo principio de Pascal.
Os líquidos , assim como os sólidos são difíceis de comprimir, ou seja, o seu volume dificilmente pode ser alterado por variação de pressão. Porém quando um líquido pressiona uma superfície, há uma força resultante dirigida perpendicularmente à superfície chamada de empuxo.
O empuxo Principio da impermeabilidade da matéria e o Principio de Pascal são tratados constantemente neste relatório prático como ferramenta de justificativa para explicar o funcionamento de um fluido sob pressão, quando submetido a várias situações. Compreendendo seus conceitos podemos entender alguns procedimentos do dia-a-dia, como usar o freio hidráulico, se sentar em uma cadeira de dentista entre outros.
Buscamos explicar este e outros fenômenos que envolvem fluidos, de forma simples e detalhada.
2.0 OBJETIVOS
-Reconhecer o funcionamento de uma bomba hidráulica de êmbolo;
-Identificação do emprego das válvulas em uma bomba hidráulica de êmbolo;
-Reconhecimento do funcionamento de uma bomba hidráulica de êmbolo aspirante-premente;
-Fundamentação que levam a aplicação da bomba hidráulica.
-Reconhecimentos de que as pressões nos líquidos são transmitem integralmente em todas as direções.
-Utilização de conceitos práticos e do Princípio de Pascal.