DANÇA ISRAELENSE
Trabalho de Antropologia
Dança Israelense
São Paulo
2013
DANÇA ISRAELENSE
(DANÇA JUDAICA)
Entre as opções o tema escolhido foi a dança israelense, justamente por ser uma prática corporal que envolve o aspecto cultural e religioso de outro país. Desta forma poderíamos observar e compartilhar com os demais grupos as praticas e costumes de uma cultura da qual não estávamos habituados e pouco conhecíamos.
Através da CIP (Congregação Israelita Paulista) conseguimos contato com um grupo que praticava a dança e que vivenciava os costumes de religião judaica, e que esse grupo ensaiava no prédio da congregação. Porém encontramos algumas dificuldades para realização do nosso estudo, a instituição é extremamente seletiva com seus visitantes.
Conseguimos a autorização de uma das organizadoras do grupo e por fim a liberação da diretoria para que pudéssemos visitar o local, e precisaríamos estar uniformizados e que na portaria seria necessário à apresentação de documento oficial com foto.
Assim que entramos na congregação buscamos o maior número de informações possíveis, não apenas em relação à dança mas também como era a relação entre as pessoas que ali estavam e tudo que o lugar tinha para oferecer da cultura em relação a historia da religião, da dança, na educação física como ato corporal e principalmente na formação de um cidadão .
A localização é excelente, são dois complexos um de frente para o outro, ambos muito bem estruturados. A cultura judaica está presente em tudo que se olha com desenhos, símbolos e escrita. Conseguimos acesso á locais específicos para crianças, onde são educados e trazidos para dentro da cultura ali presenciada.
Depois de visitarmos grande parte do espaço, fomos ao encontro do grupo Eretz, que significa (Terra de Israel).
O Eretz é um grupo de dança israelense que se reúne no espaço uma vez por semana para ensaiar e praticar a dança