Dança como gestora de valores
Curso Dança
Disciplina: Metodologia Cientifica 1
Professor: Bruno P.
A dança como gestora de valores
Nome: Jacquelyne Neves De Oliveira
RA: 0050061371
São Caetano do Sul
Maio
2014
Resumo:
A dança pode educar um individuo preparando-o para a vivencia em sociedade dando-lhe a capacidade de intervir na sua realidade e transformá-la. E por meio de nossos corpos, dançando, que os sentimentos cognitivos se integram aos processos mentais e que podemos compreender o mundo de forma diferenciada, ou seja, artística e estética. [...] o corpo que dança e o corpo na dança, tornam-se fonte de conhecimento sistematizado e transformador. (MARQUES, Isabel A. Dançando na escola – São Paulo, Cortez, 2003. P. 25)
Desenvolvimento do texto:
Introdução
O Brasil, apesar de ser a 7ª economia mundial segundo o fundo monetário internacional (FMI) ocupa a antepenúltima colocação no raking da educação feito pelo The learning curve (Curva do aprendizado). Muitos adolescente se formam no ensino médio sem terem conhecimentos fundamentais e a maioria das vezes sem entender a importância do próprio corpo, justamente pela educação que obtiveram, onde o corpo, separado da mente, é relegado e esquecido.
Os alunos formados por esse processo educacional falho dificilmente se tornam pessoas participativas em sua sociedade, já que não desenvolvem seu senso critico. Isso acarreta num ciclo vicioso, onde a população recebe uma educação de baixa qualidade e não tem capacidade critica para questioná-la, já que não fora instruída para isso.
Se a educação visasse a construção integral de um cidadão, plena em todas as áreas de seu vida, o desenvolvimento do senso critico daria o poder de mudança para esses cidadãos.
Quando formamos um cidadão levando em consideração sua atuação ativa na sociedade em que viverá, por conseqüência, formaremos um ser humano com instrumentos suficientes para atuar na realidade que o esta