resenha
A APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR À ATIVIDADE BANCÁRIA.
Resumo: A questão em evidência é o código de defesa do consumidor e sua relação com os produtos e serviços bancários, abordando as 3 principais reclamações registradas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), e os cinco bancos mais reclamados (com mais de um milhão de clientes).
Palavras-chave: código de defesa, produtos e serviços bancários, SAC.
Abstract: Abstract: This study examines the Brazilian Consumer Protection Code and its relationship with local banking products and services. The analysis focuses on the top three complaints filed with the Brazilian Central Bank (BACEN) and the five most complained-about banks with more than one million clients. Keywords: consumer protection, banking products and services, customer service channels.
I. Introdução O objetivo deste artigo é ressaltar a importância do código de defesa do consumidor no mercado financeiro, onde existe uma acirrada competição pela conquista de clientes, e a constante busca por obter uma maior fatia de mercado. Atrelado a isso, cabe ressaltar as 3 principais posições no ranking de reclamações ocorridas no ano de 2013 ao BACEN. O conhecimento do tema é de grande importância para os consumidores de produtos e serviços bancários, para que os mesmos saibam sobre seus direitos, deveres, canais para reclamação e prazos para resposta. Este artigo aborda de maneira sucinta as principais disposições do código de defesa do consumidor em relação ao mercado financeiro, destacando as três principais posições no ranking de reclamações, e as cinco instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, que possuem mais reclamações. A metodologia aplicada a este artigo se deu através de pesquisa bibliográfica.
II. Análise dos direitos do consumidor
O propósito dessa seção é apresentar o código de defesa do